Outubro Rosa

Outubro Rosa: Entenda o significado dessa campanha

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e, principalmente, às mulheres, pois aborda a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de incentivar o debate do tema entre todos e estimular a participação da população, das empresas, entidades, profissionais da saúde, instituições de ensino, entre outros. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, essa luta.

O câncer de mama – tumor maligno desenvolvido por células desordenadas que criam nódulos na mama – é uma das doenças mais temidas pelas mulheres, uma vez que ocupa o primeiro lugar na causa das mortes femininas por câncer, no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Portanto, o desafio dessa campanha é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte desses tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, as possibilidades de cura aumentam muito.

Diante desses dados, pelo menos o autoexame deveria ser rotineiro na vida de toda mulher. Já a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e até antes ou com mais frequência, dependendo do critério médico ou da existência de casos na família.

Em apoio à campanha, a Prefeitura Municipal de Curitiba prepara diversas atividades que envolvem o tema para que as mulheres e a população de forma geral tenham mais conhecimento sobre o tema.

Confira a programação pelo link: www.curitiba.pr.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *